Museu Théo Brandão promove debate sobre cultura popular

Programação acontece na semana comemorativa do Dia do Folclore

Jacqueline Batista - jornalista

Foto: Renner Boldrino

No dia 21 de agosto (quarta), terá início o “VI Encontro de Pesquisadores do Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore”. O Tema deste ano é “Cultura popular em foco: pensando identidades e tradições culturais”. O evento será composto por conferência, mesas-redondas, Grupos de Trabalho e curso.

A conferência de abertura será às 9h, com a participação dos professores Bruno Cavalcante, do Instituto de Ciências Sociais (ICS/Ufal), Fernanda Rechenberg (ICS/Ufal), Rachel Rocha (ICS/Ufal) e Cristina de Almeida Valença, da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Às 11h, terá início a mesa-redonda intitulada “Preservação e aplicação de políticas públicas em museus no Brasil”, com Wilma Maria Nóbrega Lima, do Arquivo Público de Alagoas (APA), Mário Aloísio Barreto, superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em Alagoas, e Irinéia Franco, professora  do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes (ICHCA/Ufal) e  coordenadora dos acervos do Arquivo da Cúria Metropolitana de Maceió (ACMM).

No mesmo dia, às 14h, haverá os Grupos de Trabalho “Novas perspectivas: entendendo os debates de gênero na construção da memória e cultura alagoana” e “Limites e estratégias de ação da museologia no Brasil”.

Na quinta, 22, às 9h, a mesa “Continuidade e rupturas: História e memória na construção das tradições” será composta pelo babalorixá Pai Célio (Casa de Iemanjá) e pelos professores Elder Maia (ICS/Ufal), Michele Reis (ICHCA/Ufal) e Siloé Amorim (ICS/Ufal). Às 14h, vai acontecer o Grupo de Trabalho “História, tradição e cultura museal”.

A programação será finalizada na sexta, 23, com o curso “In book criativo no patrimônio cultural”, ministrado pela professora da UFS, Janaina Cardoso De Mello. A aula terá início às 9h e é direcionada a quem precisa focar em trechos significativos de livros, sintetizar ideias textuais, problematizar e encontrar soluções a partir da leitura. Interessados em participar do curso devem realizar inscrições antecipadas pelo email mtbmuseologia@gmail.com.

SERVIÇO:

O quê: VI Encontro de Pesquisadores do Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore

Onde: Museu Théo Brandão

Quando: De 21 a 23 de agosto.